Saúde Corporativa: 4 pontos essenciais para ações eficientes nas empresas.

Image for post
Image for post

Os benefícios e ações que têm como objetivo a saúde e o bem-estar dos colaboradores estão cada vez mais no radar dos profissionais de Recursos Humanos e de gestores de departamentos criados especificamente para cuidar da saúde dos trabalhadores.

No Brasil, 71% das organizações já contam com alguma iniciativa ligada ao assunto, o que mostra uma vontade por parte dos decisores de desenhar estratégias voltadas à promoção de ações de saúde, enxergando nelas uma ferramenta de melhora de performance e aumento de faturamento da empresa.

Algumas barreiras culturais obsoletas, como a visão do conceito de saúde atrelada somente à presença de doença, podem dificultar a estruturação de ações eficientes na sua empresa. Portanto, antes mesmo de entrarmos nos pontos essenciais, é importante reforçarmos que para obter resultados consistentes, a maioria das verbas alocadas e ações de saúde devem ser concentradas em projetos de caráter preventivo e que contemplem os aspectos biopsicossociais.

Tendo isso em mente, vamos às dicas de ouro para você construir ações de saúde que realmente funcionem e tragam resultados palpáveis para sua empresa:

1 — Promova ações de acompanhamento médico.

Grande parte das empresas acredita que oferecer plano de saúde é o suficiente. Apesar de ser um benefício importante, ele não possui característica preventiva. Então, invista em projetos de atenção primária à saúde, para que os trabalhadores da empresa tenham acesso a profissionais de medicina que acompanhem e cuidem deles periódicamente. Esse tipo de movimento diminui os riscos de desenvolvimento de doenças e, consequentemente, a sinistralidade do plano de saúde. Levando a diminuição dos gastos da empresa e ao uso correto do benefício.

Ações pontuais de conscientização, como palestras e aferimento de pressão arterial, também são muito comuns nas empresas, mas sozinhas têm pouco resultado. Elas devem ter o papel de engajar e reforçar o valor do cuidado, melhorando a aderência dos colaboradores às ações de saúde corporativa. Portanto, quando propostas, devem ser pensadas de forma a complementar as ações de atenção primária à saúde.

Clique aqui para conhecer nossa solução integral de saúde.

2 — Pense em iniciativas de equilíbrio da saúde mental.

É cada vez mais comum encontrar empresas que descobriram o valor de investir na manutenção da saúde mental dos colaboradores, mas ainda existem muitos tabus quando se trata de cuidar da mente. Algumas já oferecem benefícios relacionados à meditação ou terapia e a tendência é que os holofotes estejam cada vez mais virados para esse tipo de ação.

A nossa dica é: construa projetos que possibilitem aos colaboradores acompanhamento psicológico constante. Junte isso a workshops de conscientização que auxiliam na quebra de estigmas relacionados aos cuidados da mente e logo verá os resultados na performance dos trabalhadores e no clima organizacional.

Clique aqui para conhecer nossa solução integral de saúde.

3 — Proporcione benefícios que visem a melhora de hábitos alimentares.

Raros são os benefícios que contemplam o desenvolvimento de melhores hábitos alimentares dentro das empresas. Dentre eles, a disponibilização de frutas e snacks saudáveis são alguns dos movimentos interessantes que as corporações têm adotado quando se trata de nutrição. Mas na verdade, até o consumo desse tipo de alimento deve ser feito de forma consciente e em quantidade correta. Então, a nossa dica é que junto a esse benefício seja oferecida a possibilidade de um acompanhamento nutricional personalizado, para que os colaboradores aprendam a adequar sua alimentação às necessidades individuais do seu corpo, promovendo bem-estar e melhora de performance no dia a dia.

Clique aqui para conhecer nossa solução integral de saúde.

4 — Ofereça possibilidades ligadas ao bem-estar físico

A promoção de ações focadas na prática de exercícios já não é uma novidade no mundo corporativo e existem diferentes abordagens para o tema. Como uma das principais, podemos destacar a ginástica laboral in loco, que consiste numa série de exercícios de curta duração que contempla técnicas de alongamento e respiração, visando corrigir a postura e promover a compensação muscular do colaborador.

Já a nossa sugestão tem relação com resultado e engajamento. E para isso, o melhor é investir em projetos que ofereçam aos trabalhadores programas personalizados de exercícios, alinhados aos seus objetivos e necessidades e que contem com o acompanhamento de profissionais qualificados. Assim, você evita de estar oferecendo um benefício que só garante a estrutura física para prática de exercícios, ou também de promover o mesmo tipo de atividade para toda a equipe, reduzindo a efetividade da ação.

Clique aqui para conhecer nossa solução integral de saúde.

BÔNUS — Integre e mensure suas ações de saúde

Tão importante quanto contemplar os pontos essenciais na estruturação das suas ações de saúde corporativa é saber integrá-las e conseguir mensurar os resultados obtidos. Talvez essa seja uma das maiores dificuldades dos profissionais responsáveis, que se desdobram para oferecer vários benefícios que, por não estarem integrados, reduzem o potencial da ação e dificultam a análise racional dos investimentos. Sem falar que a gestão de diversos benefícios avulsos fica muito mais complicada.

Com a Betteryoo, essa realidade pode mudar. Além de oferecer acompanhamento médico, psicológico, nutricional e programas de exercícios personalizados em uma plataforma que possibilita a integração desses profissionais, ainda oferecemos acesso a um dashboard gerencial produzido a partir da interação dos colaboradores com a plataforma. Nele, os gestores podem conferir a evolução dos índices de saúde do grupo, taxa de engajamento, fatores de risco e muito mais. Possibilitando assim uma análise dos resultados das ações e um paralelo com a sinistralidade dos planos de saúde.

Quer conhecer este produto que promove saúde integral e integrada? Clique aqui.

Promova Saúde Integral para seus colaboradores, através da tecnologia. .

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store