Saúde não é ausência de doença: os fatores biopsicossociais.

Após um ano em que o assunto Saúde foi o centro da discussão do mundo e que se tornou ainda mais evidente a necessidade de encontrar soluções que potencializem um estado de saúde permanente para os cidadãos, devemos lembrar de um conceito que precisa ficar cada vez mais claro na cabeça das pessoas: não estar doente não quer dizer estar saudável.

Segundo a OMS o conceito de saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”.

Então quer dizer que nós, como seres sociais, que herdamos uma carga genética e vivemos em contextos financeiros distintos, devemos levar em conta toda essa subjetividade como fatores preponderantes e que influenciam no diagnóstico do “estar saudável”.

O equilíbrio entre os fatores é fundamental.

Até mesmo a largura da calçada ou o nível de arborização do bairro podem influenciar na saúde das pessoas. Uma predisposição genética ou a falta de acesso à assistência médica também. Mas o fato é que, conforme o diagrama acima mostra, os fatores estão conectados e dividem a importância. Por isso precisamos focar no equilíbrio entre os fatores biopsicossociais para garantir um estado de saúde pleno. Mas para isso é necessário entender um pouco de cada um dos aspectos.

Aspecto Biológico: busca pelo entendimento de como a causa de uma doença impacta no funcionamento do corpo do indivíduo.

Aspecto Psicológico: compreende que o funcionamento do corpo pode atingir a mente e o funcionamento da mente pode atingir o corpo. Por isso, causas psicológicas tais como a falta de autocontrole, perturbações emocionais e pensamentos negativos podem acarretar em problemas de saúde.

Aspecto Social: identifica como a saúde pode ser influenciada a partir de fatores sociais, como status socioeconômico, cultural e relações pessoais.

A relação causal em números.

Fica claro então que fatores hereditários são importantes para a saúde dos indivíduos, mas no geral, a forma com que levamos a vida e as condições que temos para tal, influenciam muito mais em nossa saúde do que aquelas que nos definem.

50% estilo de vida;

10% acesso à assistência médica;

20% fatores genéticos;

20% meio ambiente.

Isso quer dizer que apesar de você ter uma carga genética que possua uma predisposição a determinado tipo de doença, é possível que ela nunca venha à tona se você mantiver um estilo de vida saudável, com acesso à assistência médica e vivendo em um ambiente tranquilo.

Ao trazer a possibilidade de integração entre áreas da saúde e tecnologias que ajudem a gerir alguns dos aspectos biopsicossociais, formamos uma solução que contempla grande parte dos fatores. E a partir da conexão da prática regular de exercícios, com uma dieta balanceada e acompanhamento regular por parte de profissionais de medicina e psicologia, conseguimos traduzir o real conceito de estilo de vida saudável e equilibrar a balança dos fatores.

Essa é a nossa meta.

Aqui na Betteryoo nós concretizamos essa solução e oferecemos acompanhamento médico, psicológico, físico e nutricional através da tecnologia. Assim, auxiliamos as empresas no fortalecimento de pelo menos 60% dos fatores determinantes de um estado de saúde pleno aos colaboradores e promovemos bem-estar, qualidade de vida e saúde integral para as pessoas.

Clique aqui para conhecer nossa solução e promover saúde integral e integrada para sua equipe.

Promova Saúde Integral para seus colaboradores, através da tecnologia. .

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store