Betteryoo

Sua empresa pode estar doente: a relação entre a falta de cultura organizacional e a saúde dos seus colaboradores.

Já falamos aqui em nosso blog sobre o estilo de vida ter 50% de importância na relação causal da saudabilidade e qualidade de vida das pessoas. E se levarmos em conta que o ambiente de trabalho representa uma fatia grande da rotina dos colaboradores, podemos considerar um aspecto formador do estilo de vida deles e portanto determinante nos seus quadros de saúde.

Os colaboradores são produto do meio.

Não existe empresa sem que haja pessoas. E elas possuem seu papel e responsabilidade na formação de um clima organizacional saudável. Porém, quem tem a chance de conduzir o grupo a se relacionar com o ambiente corporativo de maneira positiva é a própria empresa, através da manutenção de uma cultura organizacional que produza um recrutamento alinhado aos valores da empresa e um ambiente de trabalho não tóxico.

“Cultura organizacional consiste num conjunto de valores, crenças
e ações que determinam a forma como uma empresa conduz
o negócio e as relações com clientes e parceiros.”

Estar alinhado aos valores e desfrutando das ações, faz com que as pessoas que trabalham nesse ambiente possuam mais confiança para lidar com situações de estresse, pressão por resultados e construam relações interpessoais saudáveis. Com isso, as lideranças tendem a ser vistas como referências e o sentimento de gratidão e lealdade entre empresa e colaborador se torna presente. Todo esse contexto produz um cenário propício à boa saúde mental e física dos trabalhadores.

Propósito é importante.

A falta de alinhamento ou até ausência de valores claros para o trabalhador traz a sensação de falta de pertencimento para o psicológico de quem faz a engrenagem da empresa girar. Isso cria insegurança e falta de confiança nos processos, que podem resultar num ambiente de trabalho tenso, em problemas de comunicação interna e falta de feedbacks. Essa instabilidade generalizada desmotiva os profissionais, os tornando pouco produtivos e insatisfeitos, desencadeando inclusive em quadros de ansiedade e depressão.

Colaboradores doentes = Empresa doente.

E assim como afeta a saúde dos colaboradores, pode afetar a saúde financeira da empresa, que provavelmente será levada a gastos evitáveis com planos de saúde e no treinamento de novos funcionários por conta do aumento do absenteísmo e do turnover. Mas o pior de tudo é que continuará produzindo pessoas doentes, por tratar o efeito e não a causa.

Jamais normalize o estresse em excesso.

Uma pesquisa da Capita apontou que 79% dos colaboradores relataram ter sofrido estresse no trabalho nos últimos 12 meses e 47% acham normal sentir estresse e ansiedade no trabalho. Apesar de comum e até certo ponto inevitável, devemos pontuar que o estresse em excesso mostra que existe algo de errado na gestão de pessoas e nos fluxos de trabalho da empresa. E um ponto de atenção deve ser se o próprio ambiente de trabalho não está gerando essa sensação de normalidade sobre um estado de estresse recorrente.

Cuidado e saúde como valores da empresa.

Quando um dos valores organizacionais da empresa é o cuidado e a saúde do colaborador, as lideranças procuram estratégias para equilibrar o ambiente organizacional a partir desse prisma. Além de proporcionar benefícios que integrem a saúde dos trabalhadores é importante avaliar inclusive se a carga de trabalho não está deixando sua equipe exausta a ponto de não sobrar energia para exercícios físicos regulares ou os levando a desenvolver compulsões alimentares em decorrência da ansiedade e estresse.

Ofereça soluções alinhadas aos seus valores.

Para ajudar no clima organizacional e melhorar a vida dos colaboradores, a Betteryoo apresenta-se como uma solução completa de saúde integral, que se encaixa perfeitamente na cultura organizacional de empresas que desejam um ambiente de trabalho saudável de verdade. Nós oferecemos acompanhamento médico, psicológico, nutricional e programas de exercícios físicos, através da tecnologia, para seus colaboradores se engajarem ainda mais nos objetivos da empresa, sem que sua saúde física e mental sejam comprometidas.

Clique aqui para conhecer nossa solução e promover saúde integral e integrada para sua equipe.

Promova Saúde Integral para seus colaboradores, através da tecnologia. .

Promova Saúde Integral para seus colaboradores, através da tecnologia. .